9 de julho de 2013

Anorexia

Olá meninas!!

Carol e eu já havíamos comunicado vocês sobre as mudanças no blog, hoje eu vim falar sobre um tema bem polêmico: a anorexia. Ela está muito ligada ao mundo da moda especialmente pelos padrões de beleza exigidos por diversas agências de modelos, a grande maioria das mulheres que possuem essa doença são modelos ou trabalham nessa área ou mesmo meninas que tem o sonho de ser modelo algum dia.


A anorexia é uma doença que atinge principalmente as mulheres de 12 á 20 anos, é um distúrbio alimentar em que a pessoa sente a necessidade de perder peso excessivamente mesmo sem precisar, assim a pessoa tende a ficar em jejum, forçar vômitos, fazer intensamente exercícios físicos e dietas desregulares, tomar remédios para emagrecimento e várias outras medidas prejudiciais á saúde. A anorexia é causada por problemas sociais, culturais, familiares entre outros e gera graves problemas para as pessoas que sofrem dessa doença além de problemas psicológicos, físicos, mentais e de auto-estima.

Ela prejudica principalmente a saúde que fica muito debilitada, com o tempo á pessoa pode sofrer de desidratação, perda de massa muscular e óssea, maior vulnerabilidade á infecções, problemas cardíacos e respiratórios, além disso, devido aos problemas psicológicos causados pela doença muitos pacientes entram em depressão que o levam ao suicídio.

Existem dois tipos de anorexia que servem para classificar o grau de gravidade do quadro da doença;
Tipo anorexia restritiva: Consiste na perda de peso por jejuns, exercícios físicos ou dietas, sem grandes problemas psicológicos, é o tipo mais leve da doença, e o estagio mais fácil para começar o tratamento quando diagnosticada a doença.

Tipo anorexia compulsão periódica/purgativa: Esse é o tipo mais grave da doença onde o paciente tem episódios de compulsão por comida e logo depois usa métodos purgativos (controle de peso), ou seja, logo depois da refeição induz o vômito ou toma diuréticos. Neste tipo de anorexia o paciente apresenta graves problemas psicológicos podendo fazer uso de drogas e bebidas alcoólicas.


Os pacientes com anorexia dão vários sinais que estão com a doença. Alguns dos sintomas são:
- Medo excessivo de ganhar peso;
- Ter uma imagem distorcida do corpo;
- Exercitar-se durante muito tempo;
- Recusar-se a fazer a refeição em conjunto;
- Ir ao banheiro logo depois de ingerir um alimento;
- Perda de massa ou gordura corporal;


O mais complicado no tratamento da anorexia é fazer o paciente admitir que sofra desse transtorno alimentar, o maior objetivo do tratamento da anorexia é recuperar a massa corporal do paciente, para isso é preciso de um acompanhamento regular no hospital. Não é possível prevenir a doença, o único jeito é apoiar e incentivar métodos realistas e saudáveis de emagrecer.


Uma das mais conhecidas modelos anorexicas que morreu á um tempo, é Isabelle Caro, uma modelo francesa que ficou conhecida quando estreou a campanha No anorexia da marca Nolita, alertando a população sobre o mal que essa doença pode trazer. Em 2006 a ex-modelo chegou á pesar 25 quilos com 1,65m. Isabelle sofria dessa doença desde os 13 anos e morreu em 2009 de uma pneumonia.

Bom meninas, é isso, espero que tenha ajudado vocês a compreender mais sobre o tema, se vocês conhecem alguém que tem algum desses sintomas, fiquem atentas. A anorexia é uma doença grave e difícil de lidar.

Beijos, até o próximo....
Por: Clarice Azevedo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário